Experiência de Mar a bordo do NTM Creoula

Bóia Creoula

10/12/2015 • Portugal • Views: 2707

Entre 30 de junho e 8 de julho de 2015, o Município de Ílhavo voltou ao Mar a bordo do NTM Creoula. Através de uma parceria com a Marinha Portuguesa, a Câmara Municipal de Ílhavo proporcionou uma “Experiência de Mar” a 150 pessoas, distribuídas por três viagens, entre Lisboa, Ílhavo, Vigo e regresso a Lisboa.

As viagens realizaram-se ao longo da costa, sendo a primeira entre a Base Naval de Lisboa e o Cais dos Bacalhoeiros na Gafanha da Nazaré (de 30 de junho a 1 de julho), a segunda entre o Cais dos Bacalhoeiros na Gafanha da Nazaré e Vigo, Espanha (de 2 de julho a 5 de julho) e a terceira entre Vigo e a Base Naval de Lisboa (de 5 a 8 de julho), sendo estas duas últimas abertas ao público.

Amarras do Creoula

Navio Escola Creoula – ancorado perto de Peniche

Durante as viagens os “instruendos” tiveram a oportunidade de conhecer parte nossa Costa, de uma perspectiva diferente, e de perceber um pouco os meandros da navegação marítima. Além da experiência a bordo, poder vislumbrar durante a noite a luz do maior Farol da Península Ibérica (na costa aveirense), o belíssimo Arquipélago das Berlengas e ver ao amanhecer Lisboa do Rio Tejo (para quem fez a viagem de Vigo a Lisboa) são coisas que não têm preço!

Navio Escola Creoula

Dóris do NTM Creoula

Para o comandante do navio, José Zacarias da Cruz Martins, a iniciativa foi uma oportunidade de continuar o trabalho que o NTM Creoula tem feito até aqui para aproximar a população portuguesa do mar e “a experiência correu muito bem”.

comandante-creoula-jose-zacarias

Comandante José Zacarias da Cruz Martins

NTM CREOULA

O Navio de Treino de Mar Creoula é operado pela Marinha com o objetivo de proporcionar experiência e contacto com o mar à generalidade da população nacional, podendo qualquer organização submeter propostas para embarcar no navio.

O NTM Creoula tem como missão, proporcionar aos jovens o contacto com o mar e a experiência de uma vida de bordo. Todos os anos, habitualmente entre maio e finais de setembro, o Creoula realiza cruzeiros com duração e trajetos variáveis, podendo ocupar um fim-de-semana ou alguns dias de navegação.

Durante o embarque, os jovens instruendos conhecem uma plena integração na vida de bordo, experimentando desde as tarefas de um velejador profissional – içar velas, marear o pano, fazer navegação, leme, vigia -, até ao trabalho na casa das máquinas e na cozinha de bordo, não esquecendo a baldeação do navio e as limpezas diárias.

Mais informações no website da Marinha Portuguesa

Ajude-nos a divulgar, este artigo...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *