A Berlenga, uma criação natural rodeada de Mar

Berlenga

01/03/2015 • Portugal • Views: 4724

A Berlenga, talvez um sítio mágico ou simplesmente uma magia de um sítio… Rodeada de pura natureza, foi invadida por fauna e flora que define todo o arquipélago como uma criação natural. Ao largo de Peniche e do Cabo Carvoeiro, a cerca de 11km, situa-se o Arquipélago das Berlengas, constituido por a Berlenga Grande, Estelas e Farilhões. A Reserva Natural das Berlengas é considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO desde 30 de Junho de 2011.

Berlengas Berlengas

Visitar a Ilha da Berlenga é qualquer coisa de extraordinário e uma experiência única. Desde o percurso marítimo de travessia desde o Porto de Peniche até à Ilha e toda a estadia na própria Ilha. A travessia faz-se de barco desde Peniche, no que alguns testemunhos reportam a uma “viagem difícil”, dado que, as fortes correntes do mar poderão causar uma viagem “turbulenta”. Contudo, nem sempre de justifica. Pois nem todos os dias são maus dias. Além do mais, o barco de acesso é preparado e com condições perfeitas para a travessia. A viagem tem uma duração de 30 a 40 minutos em média. As visitas à Berlenga estão condicionadas ao máximo de 350 visitantes por dia, de modo a manter a qualidade natural da ilha e todas as espécies que nela habitam. Para mais informações sobre a travessia, preços e horários, consultar: www.viamar-berlenga.com

  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    F1000Berlengas014web
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas
  • Berlengas
    Berlengas

Conhecer a Berlenga é uma oportunidade com que poucos se podem deparar. Mais do que tudo é necessário todo um espírito e também uma preparação física adequada. A ilha oferece a todos os visitantes actividades únicas feitas no Centro da Natureza. Encontramos logo à chegada, o porto de pescadores, o restaurante e o parque de campismo. Percursos pedestres, por trilhos com dificuldade fácil, outros mais íngremes. No entanto durante toda a visita nos deparamos com uma infinidade de acontecimentos da natureza e uma tranquilidade igualmente natural, fantásticos. A ilha da Berlenga tem aproximadamente 1500m de comprimento e 800m de largura. É formada por granito róseo, enquanto as outras ilhas são constituídas por xisto e gneisse. A irregularidade das rochas que envolvem todo o perímetro da Ilha, assim como as inúmeras grutas de uma beleza monumental, são uma das maiores atracções de visita à Ilha. No mar que a rodeia, são abundantes os mais variados peixes e uma fauna marítima rica em cor e actividade.

Como foi já referido em outro artigo anteriormente, a Fauna da Berlenga é também uma das atrações desta Ilha – http://perolasdomar.com/aves-na-berlenga/

BerlengasPodemos vislumbrar as grutas e os pormenores dos rochedos através de passeios de barco ou Kayak. Actividades que a ilha oferece aos visitantes e que são de aproveitar, vivamente. O Furado Grande, que atravessa a ilha de um lado ao outro, vai desembocar numa vasta baía coberta por uma gigantesca abóbada, denominada Cova do Sonho, verdadeira obra-prima da natureza. Podemos inclusivamente desfrutar da pequena praia do Carreiro do Mosteiro onde a calma das águas é perfeita para uns mergulhos bem refrescantes. Existem três possibilidades de pernoitar na Berlenga: na zona de campismo, no Forte S. Julião Baptista ou no Restaurante Mar e Sol. As marcações para o Forte S. Julião Baptista  são feitas na Associação Amigos das Berlengas. Para pernoitar no campismo é necessário fazer a reserva (com muita antecedência) e o pagamento no Posto de Turismo de Peniche. É também possível fazer a visita de apenas um dia. Com saída do Porto de Peniche pela manhã cedo e regresso ao final da tarde.

A Berlenga “um paraíso à beira-mar plantado”, sem dúvida.

 

Ajude-nos a divulgar, este artigo...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *