É no barlavento algarvio também é conhecido como “o Algarve rochoso” que podemos encontrar uma beleza quão rara pode a natureza fazer. Foi nas rochas que o mar e os ventos encontraram o material ideal para esculpir obras de arte como as que se encontram na famosa Ponta de Piedade. Aqui podemos encontrar as grutas que formam um património natural que merece a nossa atenção. Uma vez tão visitadas e admiradas foram baptizadas com os mais diversos nomes, tais como: “A gruta do Amor”, “As Belas Artes”, “A Catedral”, “O Elefante”, “O Fantasma”, “A Balança”, “O Corredor” e outras mais.
Graças a sua costa de falésias imponentes que marcam a paisagem. Entre formações rochosas escarpadas escondem-se pequenas baías com praias idílicas e grutas lavadas pelas marés, algumas apenas acessíveis do lado do mar.
Lagos é a mais bela cidade do Barlavento. Tem uma história gloriosa como ponto de partida de muitas viagens na época dos Descobrimentos e encontra-se, como todas as localidades do Barlavento algarvio, diretamente na costa.
Os lugares de eleição do turismo são Albufeira, Armação de Pêra e Praia da Rocha em Portimão. Mas também, Alvor, Ferragudo e Carvoeiro se apresentam como destinos de férias mais pequenos, mas igualmente bem situados junto à costa algarvia. No entanto, Portimão na foz do rio Arade e Lagoa no interior são pilares importantes da economia regional.
Tags: Grutas e Rochas, Praias