O Arquipélago das Berlenga é o único arquipélago rochoso ao largo do litoral Português. o Arquipélago é composto por três ilhas: a Berlenga Grande, Estelas e Farilhões. A Reserva Natural das Berlengas é considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO desde 30 de Junho de 2011.
A Ilha da Berlenga ou a Berlenga Grande é uma ilha sem muitos recursos, uma beleza natural única e que alberga inúmeras espécies de aves marinhas:
Aves aquáticas:
cagarra, corvo-marinho-de-
Grandes aves terrestres:
falcão-peregrino
Passeriformes:
rabirruivo-preto
Raridades:
albatroz-de-sobrancelha, painh
gaivota-de-bico-riscado, petin
escrevedeira da Lapónia
Fonte: avesdeportugal.pt
É possível ver as gaivotas-argênteas por toda a ilha da Berlenga. A ilha é rodeada por trilhos pedestres que nos permitem visualizar bem de perto estas espécies. Não é permitido sair fora destes trilhos, mas apesar desta restrição é impossível ficar indiferente a toda a fauna e flora que envolve a ilha.
os corvos-marinhos-de-crista também são uma das atrações turisticas, assim como o único casal de falcões-peregrinos, ali habitam.
As Berlengas têm um papel bastante importante para as aves, por dois motivos: primeiro por ser um ponto forte na nidificação para aves marinhas, e segundo, por ser um local de paragem e repouso para aves migratórias.
Um local a visitar sem dúvida. Onde as aves abundam como se fossem donas da ilha e em que nós, os humanos, somos apenas uns estranhos ou algo que “ali anda” a passear.